Links de Interesse

ANVISA

Benzoquímica - ANVISA

A finalidade institucional desta Agência é promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.

CORPO DE BOMBEIROS

Benzoquímica - Corpo de Bombeiros

Em Pernambuco, no dia 07 de agosto de 1636, foi criada a Companhia Brantmeesters, durante a ocupação Holandesa, se constituindo o primeiro serviço de extinção de incêndios das Américas.
D. Pedro II, preocupado com o grande perigo de incêndios na capital do Brasil – Rio de Janeiro -, regulamentou por meio do Decreto, em 02 de julho de 1856, o primeiro serviço de extinção de incêndio em todo o país. Em virtude disso, a data foi escolhida para se comemorar o dia do bombeiro e D. Pedro II foi declarado oficialmente o patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil..

CPRH - Agência Estadual do Ambiente

Benzoquímica - CPRH - Agência Estadual do Ambiente

Para conhecer a história da CPRH, é preciso voltar a 1946, quando foi criada no Estado a Comissão Permanente de Proteção dos Cursos D'Água (CPPCA), que se transformou, 20 anos depois, na Comissão Estadual de Controle da Poluição Ambiental (CECPA).
Como crescessem na população os valores ambientais e, por consequência, as exigências pelo controle dos resíduos da indústria, em especial da sucroalcooleira, o Estado autorizou a extinção da CECPA e a criação, em 1976, da Companhia Pernambucana de Controle da Poluição Ambiental e de Administração de Recursos Hídricos (CPRH), com capital social autorizado de cem milhões de cruzeiros (Cr$ 100.000.000,00)! Na verdade, Pernambuco seguia uma tendência nacional, constituindo uma sociedade anônima de economia mista, a exemplo do que acontecia com bons resultados em São Paulo com a criação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico e de Controle de Poluição das Águas (CETESB), em 1973, e no Rio de Janeiro, com a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), em 1975.

CRQ - Conselho Regional de Química

Benzoquímica - CRQ - Conselho Regional de Química

O Conselho é uma autarquia federal criada pela Lei 2.800/56. Atuando no Estado de São Paulo, sua função é fiscalizar o trabalho de profissionais e empresas da área da química. Clique aqui para ver o perfil da entidade.
Com sede na rua Oscar Freire, 2.039, São Paulo/SP, faz atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h. Possui, também, escritório nas cidades de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Clique aqui para saber como chegar a esses pontos de atendimento.

Legislação Sanitária

Benzoquímica - Legislação Sanitária

O Saúde Legis é o sistema de pesquisa de legislação que reúne os atos normativos do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da esfera federal, incluindo a normas publicadas pela Anvisa. Estão disponíveis para consulta mais de 90 mil normas.

POLÍCIA FEDERAL

Benzoquímica - POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal tem na sua origem a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, criada por D. João VI, em 10 de maio de 1808, com as mesmas atribuições que tinha em Portugal, e sendo designado para o cargo de Intendente-Geral de Polícia da Corte o Desembargador e Ouvidor da Corte, Paulo Fernandes Viana.
Com o Decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, ex-capital da República, no Governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), diretamente subordinado ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores.
De acordo com o referido Decreto-Lei o DFSP tinha a seu cargo, no Distrito Federal, os serviços de polícia e segurança pública e, no território nacional, os de polícia marítima, aérea e segurança de fronteiras.

PREFEITURA DE OLINDA

Benzoquímica - Prefeitura de Olinda

Em 1534, a Coroa portuguesa instituiu o regime de Capitanias Hereditárias. A Capitania de Pernambuco foi entregue ao fidalgo português Duarte Coelho, que tomou posse de sua capitania desembarcando, em 9 de março de 1535, na feitoria fundada em 1516, entre Pernambuco e Itamaracá. Pouco tempo depois, ele seguiu para o sul em busca de um lugar para se instalar. Encontrou um local estrategicamente ideal, no alto de colinas, onde existia uma pequena aldeia chamada Marim, pelos índios, instalando aí o povoado que deu origem a Olinda.