SESI - ViraVida

​​​​​SESI rende homenagem a parceiros do projeto ViraVida

Benzoquímica SESI - VIraVida



SESI/PE homenageou, na quinta-feira (20), cerca de 40 organizações parceiras do programa ViraVida na edição 2013/2014. Pelo quarto ano seguido, a entidade reconheceu as empresas e instituições que tornaram possível a inclusão de quase 300 jovens do Estado em situação de vulnerabilidade social seja pela qualificação de mão de obra ou inserção no mercado de trabalho. A cerimônia ocorreu no foyer da Casa da Indústria.

Os parceiros que se destacaram foram agraciados com os selos sociais. Na categoria empresa, 14 receberam a condecoração, sendo seis com o ouro e oito com a prata, por empregaram mais jovens do programa, propiciando um ambiente de trabalho decente, de acordo com as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Das entidades, nove foram reconhecidas pelo engajamento ativo no programa, cinco com o ouro e quatro com a prata. Já as 17 instituições que firmaram parceria para a edição 2013/2014 foram certificadas pela ação de responsabilidade social. Confira abaixo a lista completa.

Resultados - Na ocasião, a ex-aluna do programa, Clécia Teixeira, 23 anos, representou os jovens atendidos, em discurso agradecendo ao SESI e parceiros pela iniciativa. Emocionada, a agora assistente de laboratório na indústria de produtos químicos, Benzoquímica, falou sobre o impacto da ação para os beneficiados. "Esse projeto realmente muda a vida das pessoas, como a minha. Me tornei uma profissional e, agora, a minha família tem orgulho de mim. Eu também tenho e quero seguir em frente, fazer curso técnico e faculdade. Dona Fátima (proprietária da Benzoquímica), eu nunca esquecerei o que a senhora fez, muito obrigada por ter acreditado em mim", disse.

Assim como outros jovens do ViraVida, Clécia foi capacitada e encaminhada para o mercado de trabalho pelo programa. A proprietária da Benzoquímica, Fátima Salazar, afirmou que "é gratificante participar dessa iniciativa. Ganhamos duas vezes, oportunizando experiência profissional a esses jovens e recebendo profissionais comprometidos com a empresa e interessados em aprender cada vez mais". O superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar ressaltou que "além de todo o acompanhamento psicossocial e capacitação profissional realizados, a inclusão desses jovens se concretiza com a inserção efetiva deles no mercado de trabalho, que só é possível graças aos nossos parceiros".

Prestigiaram a solenidade a assessora de projetos sociais do Conselho Nacional do SESI, Mônica Quintas, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, o diretor do SENAI/PE, Sérgio Gaudêncio, o gestor da Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, Sinécio Monteiro, entre outros.​